BARBOSA, Míriam Lúcia. Caracterização da educação de jovens e adultos (eja). Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/46675>. Acesso em: 05/11/2024 05:57
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) envolveu discussões e debates ao longo da história da educação pública do país. O público que retornam aos bancos escolares nessa modalidade de ensino são, em grande parte, homens e mulheres que tiveram sua trajetória escolar interrompida ou impedida, e que, na verdade, sofreram uma exclusão sociocultural. Todavia, cerca de 11,5 milhões de pessoas no Brasil não sabem ler nem escrever. A população com maior taxa de analfabetismo é a de pessoas idosas, cuja incidência chega a ser 3 vezes maior que em outras faixas etárias. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua – PNAD, no Brasil, a incidência de pessoas pretas ou pardas analfabetas (9,3%) é mais que o dobro do que pessoas brancas na mesma condição (4%). Diante disso, objetiva-se com este estudo, identificar e discutir a caracterização da EJA (legislação) e do público integrante (faixa etária, sexo, raça) dessa modalidade de ensino no contexto atual (de 2015 até 2017) através da revisão bibliográfica, tendo por base os documentos oficiais norteadores da EJA e os dados disponibilizados pelo Censo Escolar, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua – PNAD, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Como resultado, identificou-se que a EJA atende alunos bastante diversos em idade, cor/raça, sexo e interesses. Verifica-se que o critério de idade não nos permite mais caracterizar esses alunos, sendo de suma relevância conhecer esses segmentos em sua complexidade.