Além de proporcionar a relação à teoria com a prática o estágio supervisionado oportunizar ao graduando dos cursos de licenciaturas vivenciar as possibilidades e os desafios que o estudante encontrará em seu futuro campo de atuação, por isso é um componente de suma importância no processo de ensino e aprendizagem do graduando. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas por estudante do Curso de Pedagogia em uma faculdade no estado do Maranhão, durante o período do estágio em Educação Infantil, destacando sua importância para a formação do pedagogo. A metodologia utilizada neste relato foi a revisão bibliográfica baseada nos seguintes autores: Freire (1992), Felício e Oliveira (2008), Barbosa (2009) e Tardif (2002) e o portfolio onde a estagiária descreveu as suas observações e o momento que a mesma realizou práticas pedagógicas. Sabendo que o estágio supervisionado é para muitos o primeiro contanto com seu futuro campo de atuação a sua realização oportunizar ao graduando compreender e aprender com profissionais experientes o contexto escolar, buscando promover com suas práticas pedagógicas o aprendizado do educando.