A organização dos anos finais do Ensino Fundamental no sistema de ensino em ciclos tem sido a escolha de redes municipais e estaduais em alguns municípios do país. Nesse sentido, o presente estudo visa investigar o processo de avaliação em matemática na rede municipal no Sul da Bahia. Para isso buscou-se especificamente compreender o processo avaliativo adotado no sistema de ensino em ciclos. Assim, adotamos como instrumento para a coleta de dados o Projeto que regulamenta a educação no município e; o Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar que participa como ambiente de investigação. A melhor compreensão da temática investigada ocorreu por meio da leitura de estudos referentes à: avaliação; avaliação em Educação Matemática; sistema de ensino e avaliação da aprendizagem em ciclos. De forma geral, percebeu-se que o sistema de ensino em ciclos traz diferenças em relação ao ensino seriado, no sentido da avaliação trazer características subjetivas, ocorrer em períodos plurianuais e não considera apenas os aspectos cognitivos. Contudo, podemos sinalizar como um ponto a ser repensado a dificuldade dos pais, dos estudantes e dos professores em compreenderem o processo avaliativo nessa modalidade de ensino, o que sugere uma maior atenção e estudo para esse campo.