O ensino da matemática é de extrema importância no contexto educacional e de formação complementar da criança, tendo em vista cuidados metodológicos por ser tratar de uma disciplina que pode ser considerada complicada de aprender, onde algumas crianças possuem dificuldades. A ciência da matemática trata o raciocínio lógico e abstrato, procurando padrões que sirvam para explicar e prever uma grande quantidade de fenômenos para o resultado e estar relacionado com a metodologia e o aprendizado. Assim, com algumas abordagens educacionais podemos observar por meio de algumas literaturas os tipos de metodologias utilizadas para desenvolver as aulas é assim levar a aprendizagem matemática por meio de atividades lúdicas como os jogos. As principais metodologias para o ensino da matemática nos anos iniciais são os jogos bem como exemplificados e contextualizado dentro dessas três perspectivas: “Jogos estratégicos, Jogos de treinamento e Jogos geométricos”. Neste sentido o objetivo deste trabalho é avaliar uma abordagem eficaz para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental abordando atividades lúdicas como jogos educativos que possam desenvolver e facilitar o aprendizado por meio de números e raciocínio lógico.