O presente trabalho é resultante de uma análise peculiar quanto à inserção da Educação Ambiental no âmbito escolar a qual torna-se necessária a ser desenvolvida a partir de novos estudos e padrões referentes à sustentabilidade através de novas ideias a serem implantadas no campo educacional, com vistas a amenizar a situação caótica que se vislumbra na contemporaneidade. O referido artigo fará averiguações sobre o uso desenfreado dos recursos naturais, utilizando novos conceitos, opiniões e princípios de caráter pedagógico encontrado sob um enfoque da Educação Ambiental, buscando novas orientações aos educandos sobre o seu papel perante à sociedade e sobre os cuidados necessários à natureza e, simultaneamente, repensar sobre a intervenção didática do professor pautada na criação de novas ações que fomentem a ética ecológica. Métodos e conceitos inseridos na Educação Ambiental, devem ser objetivos ao enquadrar novas formas de amenizar a situação caótica referente a crise ambiental. Esta pesquisa foi gerada a partir de levantamentos bibliográficos de leituras de obras consagradas a exemplo da obra de Genebaldo Freire Dias intitulada: “Educação Ambiental”: princípios e práticas, o Pcn’s sobre o meio ambiente, artigos, leituras de dissertações e teses; e obras de autores, tais como: Alier (1998),Leff(2001),Dias(2003), Gadotti(2008),Penteado (2010),Seabra(2011), além de outros relevantes às propostas da Educação Ambiental no âmbito escolar, sob a necessidade gritante de uma adesão epistemológica e, de cunho empírica; a ser elucidada no meio educacional. O conhecimento sobre atitudes ecológicas, devem abordar especificamente ações antrópicas que suscitaram uma crise ambiental, vislumbrada pela sociedade contemporânea.