A Síndrome de Burnout inicialmente estava relacionada ao exercício profissional, principalmente aos que exerciam funções assistenciais. Porém, estudos recentes mostraram que também pode estar relacionada com estudantes universitários, abrangendo três dimensões: Exaustão Emocional, Despersonalização e Ineficácia. O objetivo deste trabalho foi compreender a percepção dos alunos do Curso de Licenciatura em Química, de uma Instituição Pública de Ensino Superior do estado de Pernambuco, sobre a influência do ambiente acadêmico em sua saúde física, mental e emocional. Para isto, foi realizada uma entrevista estruturada com 176 discentes, utilizando um questionário como instrumento de coleta de dados, dividido em duas partes: a primeira, contendo informações sociodemográficas, com o objetivo de conhecer melhor nossa amostra; e a segunda abordando possíveis sintomas físicos e psicológicos da Síndrome de Burnout sentidos pelos discentes. Os resultados mostraram que os estudantes possuem altos índices de Exaustão Emocional, porém índices mais baixos de Ineficácia e Descrença. Ainda que os dados obtidos não demonstrem fortes indícios do desenvolvimento da Síndrome, é importante a implementação de ações de enfrentamento por parte da Universidade, pois, mesmo que em quantidades menores, alguns alunos mostraram estar em uma etapa de agravamento da Síndrome, o que se revela preocupante, se estivermos comprometidos com a formação humana e integral do aluno, que em muito deve transcender a dimensão puramente cognitiva.