DIAGNÓSTICO SOBRE O CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA NANOTECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE: UM ESTUDO DE CASO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46953 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3203 "inscrito_id" => 9483 "titulo" => "DIAGNÓSTICO SOBRE O CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA NANOTECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "A nanotecnologia e a nanociência fazem parte de uma área científica que está em ascensão, fornecendo pesquisas importantes para o desenvolvimento de vários outros âmbitos da sociedade, como a medicina, indústria alimentícia, cosmetologia, computadores, entre inúmeros outros aspectos. Por ser uma área que trabalha basicamente com a redução de elementos químicos à escala nanométrica e por já estar introduzida em vários produtos que a população está consumindo, é importante que essa temática seja levada para sala de aula com intuito de apresentá-la para os discentes, e assim, a partir do que os mesmos aprenderem, terem a capacidade de lidar de forma crítica com toda a inovação trazida pela nova ciência. Considerando essas condições, este trabalho teve como objetivo principal realizar um levantamento acerca dos conhecimentos dos discentes sobre a escala nanométrica, bem como a nanotecnologia e a nanociência, concomitantemente com as suas aplicações, focando principalmente na parte de alimentos. A metodologia utilizada tratou-se de um estudo de caso, o qual utilizou um questionário constituído por seis questões subjetivas que foram direcionadas para 29 alunos pertencentes ao primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da Paraíba (PB). Pode-se concluir que a grande maioria dos alunos não tinha nenhum conhecimento sobre a temática, sendo este trabalho considerado, pelos discentes, uma inovação dentro da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CTSA, CIÊNCIA, NANOTECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID9483_11092018193226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE LINS FERNANDES" "autor_nome_curto" => "CAROLINE LINS" "autor_email" => "clflins@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46953 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3203 "inscrito_id" => 9483 "titulo" => "DIAGNÓSTICO SOBRE O CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA NANOTECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "A nanotecnologia e a nanociência fazem parte de uma área científica que está em ascensão, fornecendo pesquisas importantes para o desenvolvimento de vários outros âmbitos da sociedade, como a medicina, indústria alimentícia, cosmetologia, computadores, entre inúmeros outros aspectos. Por ser uma área que trabalha basicamente com a redução de elementos químicos à escala nanométrica e por já estar introduzida em vários produtos que a população está consumindo, é importante que essa temática seja levada para sala de aula com intuito de apresentá-la para os discentes, e assim, a partir do que os mesmos aprenderem, terem a capacidade de lidar de forma crítica com toda a inovação trazida pela nova ciência. Considerando essas condições, este trabalho teve como objetivo principal realizar um levantamento acerca dos conhecimentos dos discentes sobre a escala nanométrica, bem como a nanotecnologia e a nanociência, concomitantemente com as suas aplicações, focando principalmente na parte de alimentos. A metodologia utilizada tratou-se de um estudo de caso, o qual utilizou um questionário constituído por seis questões subjetivas que foram direcionadas para 29 alunos pertencentes ao primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da Paraíba (PB). Pode-se concluir que a grande maioria dos alunos não tinha nenhum conhecimento sobre a temática, sendo este trabalho considerado, pelos discentes, uma inovação dentro da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CTSA, CIÊNCIA, NANOTECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID9483_11092018193226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE LINS FERNANDES" "autor_nome_curto" => "CAROLINE LINS" "autor_email" => "clflins@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }