Saúde e qualidade de vida estão intimamente relacionados aos hábitos alimentares. Tem crescido o número de pessoas que se preocupam com a alimentação e o desperdício de alimentos, pois são grandes os índices de desperdício de alimentos, má alimentação e doenças oriundas da alimentação inadequada. A falta de informação e o estigma sobre o aproveitamento integral dos alimentos têm favorecido para o aumento desses índices. Sendo assim os objetivos deste trabalho foi propiciar a construção de novos hábitos alimentares no cotidiano das participantes da oficina, diminuição do lixo e preservação do meio ambiente. Como prevê a metodologia, foi realizada uma oficina com aulas teóricas e práticas com a finalidade de sensibilizar o grupo sobre o tema em questão. A sensibilização e estímulos aconteceram através de práticas educativas com a participação de 25 alunos , na disciplina diversificada e interdisciplinar que pode-se trabalhar as disciplinas de Química e Biologia de forma interessante e prazerosas que constituí uma ferramenta valiosa a qual permitiu alcançar os objetivos propostos.
Saúde e qualidade de vida são sinônimos de uma alimentação saudável e para a obtenção desses benefícios é importante fazer uso de uma dieta equilibrada que contemple alimentos ricos em proteínas, carboidratos, vitaminas, sais minerais e fibras. Grande parte desses nutrientes está contida em alimentos de origem vegetal, principalmente em partes pouco aproveitadas como cascas, sementes, talos e folhas.
Milhares de pessoas no mundo são acometidas por diversos tipos de doenças como degenerativas, cardiovasculares, diabetes que podem ter sua incidência diminuída através de uma alimentação saudável e equilibrada.