O estudo discute práticas exitosas vivenciadas no âmbito da Educação Infantil, em duas creches da rede pública municipal da cidade de Campina Grande, na Paraíba, a partir de experiências com expressões artísticas com crianças de 3 e 4 anos de idade. Reconhece que foi a partir da Lei de Diretrizes e Bases – LDB 9.394/96 que esta etapa pedagógica encontra sua própria posição frente a educação brasileira, ou seja, a Educação Infantil passa a ter o mesmo patamar do Ensino Fundamental e o Ensino Médio a partir da LDB. Objetiva promover uma reflexão sobre a contribuição de algumas expressões artísticas para o desenvolvimento cognitivo das crianças pequenas e a importância de respeitar o mundo infantil considerando cada etapa e subsidiando a construção de uma participação efetiva dos educandos na construção e desenvolvimento dos conhecimentos. Optou-se por uma metodologia de pesquisa aplicada qualitativa já que a faixa etária dos aprendentes envolvidos nesse estudo é abaixo dos seis anos de idade, não sendo assim interessante a quantificação, acredita-se que nessa etapa de ensino se é mais importante entendermos como se dá o desenvolvimento cognitivo dos infantes. Adentrar no mundo infantil através da arte e as experiências vividas nos permite concluir que as práticas na Educação Infantil, quanto mais ricas em ludicidade mais proveitosa e mais consistente as mesmas serão. Desenvolver estas experiências em turmas de Educação Infantil ampliou nossos conhecimentos e nos proporcionou enriquecer o nosso fazer pedagógico.