Tecnologia Assistiva (TA) é um termo novo no Brasil, definido em 2006 pelo Comitê de Ajudas Técnicas como produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. Muitos profissionais que atuam com alunos deficientes visuais (DV) parecem não ter informações suficientes sobre TA dela não se apropriando. O objetivo dessa pesquisa foi investigar as possíveis representações sociais de TA elaboradas por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas: uma especializada para pessoas com DV e outra regular com alunos DV. O referencial teórico adotado foi a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Para a coleta de dados foram selecionados documentos oficiais relativos à TA e realizadas entrevistas semiestruturadas com 18 professores. Esses dados foram submetidos à análise de conteúdo conforme proposto por Lawrence Bardin. A análise das entrevistas evidenciou que para os professores entrevistados, o conhecimento acerca da TA é orientado pela polissemia do termo “recurso” encontrada nos documentos oficiais e em suas falas, pois os professores associaram TA a “qualquer recurso que inclui”, tanto relativo à perspectiva da TA, como pedagógica. Quanto as representações sociais de TA, consideramos que foram encontrados alguns indícios desta representação, pois mesmo não reconhecendo a expressão TA, os docentes associaram recursos, estratégias e produtos utilizados com o aluno DV à TA. Portanto, é possível que esta representação esteja em fase de elaboração, pois os docentes ainda se encontram em meio a conversas troca de informações sobre TA.