Repensar novas estratégias didáticas com a utilização de atividades investigativas acerca de questões contextualizadas possibilita a compreensão dos conceitos e textos científicos, potencializando a assimilação os conteúdos de química, com procedimentos e materiais relacionados com o cotidiano do aluno. Os alimentos antioxidantes retardam o envelhecimento, previnem doenças entre outros benefícios. As frutas, são um dos importantes componentes de uma dieta saudável e por sua vez, representam esse grupo de alimentos, com substâncias capazes de retardar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável. Nesse contexto, esta estratégia de ensino (EE) visa explorar a vitamina C nas frutas: banana e maçã através de aula experimental, aplicada em turma de segundo ano do Ensino Médio, mediante utilização de frutas com a adição do sumo de limão e o ácido ascórbico para compreender o processo da ação antioxidante. Nos resultados dos questionários é possível observar que é possível instigar o aluno a refletir a partir de experimentação investigativa sobre como ocorre o fenômeno cientificamente interligado ao senso comum. Espera-se ao fim desta estratégia desenvolver a capacidade investigativa dentro do ensino de química.