Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE OS MAPAS CONCEITUAIS APLICADOS AO ENSINO DE PARASITOLOGIA

Palavra-chaves: TENÍASE, CISTICERCOSE, HIDATIDOSE, PERGUNTA FOCAL, PERGUNTA FOCAL Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Os mapas conceituais se constituem uma ferramenta de representação gráfica utilizada para descrever a compreensão do significado de um conjunto de conceitos, relativos a um determinado assunto. O que torna muito pertinente, a sua inserção no contexto formativo em cursos da área biomédica. O objetivo deste trabalho é analisar mapas conceituais sobre cestoides, elaborados por estudantes em aulas de parasitologia humana. A elaboração dos mapas foi proposta para responder à seguinte pergunta focal: “Como os cestoides afetam à saúde humana?”. O desafio foi proposto para grupos de estudantes do curso de medicina, no percurso das aulas dos componentes, Parasitologia Médica Teórica e Parasitologia Médica Prática. As instruções sobre a atividade foram dadas por meio de apresentação oral e incluíam desde a orientação para baixar o software CmapTools, a leitura de um texto básico sobre mapas conceituais e de livros de Parasitologia; além de detalhes técnicos e operacionais necessários à correta elaboração dos mapas. O arquivo com as informações também foi disponibilizado para os alunos. Foram analisados 10 mapas conceituais elaborados pelos grupos de alunos. A análise tomou como parâmetros, a estrutura do mapa e o conteúdo relativo à pergunta focal. Foram criadas categorias seguindo as instruções dadas e o conteúdo das respostas; os dados foram sistematizados utilizando-se o software Microsoft Excel, versão 2010. A estrutura mais comum dos mapas foi radial, mas com muitas ocorrências de estruturas mistas (radial + linear; radial + rede), visto os mapas ficaram extensos; em parte, por ser abordado cada parasito, em particular. As doenças causadas por cestoides mencionadas com maior frequência são as mais conhecidas por meio dos livros didáticos, como teníase e cisticercose; ou as que ocorrem com frequência no nosso meio, como himenolepíase. Os desvios da questão focal ocorreram com alta frequência e abordaram, principalmente, riscos e medidas de prevenção. A adição de conceitos corretos e importantes para o enriquecimento da resposta foi aqui tratado como extrapolação, e se referiu à cisticercose e hidatidose. Ocorreram poucos erros conceituais, sendo as omissões o principal fator impeditivo de se alcançar a plenitude da resposta. Destaca-se que, a maioria dos mapas conceituais analisados apresentou resposta adequada para a pergunta focal.

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