A crescente degradação do planeta com a acirrada exploração dos recursos naturais vem a algumas décadas comprometendo a qualidade de vida, razão que expressa à necessidade de envolvimento de diferentes segmentos da sociedade, em busca de alternativas que viabilizem mudanças no cenário atual. Neste contexto a Educação Ambiental possibilita caminhos capazes de levar novos valores e atitudes, novos olhares para as questões ambientais e as relações entre homem e natureza. Nesta direção de pensamento o presente artigo possui enfoque qualitativo e teve por objetivo identificar a prática da Educação Ambiental no cotidiano escolar no Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, na Escola Municipal Sidraque Nonato de Almeida, sediada na zona rural do município de Palmeira dos Índios/AL. O procedimento metodológico ancorou-se na literatura, nas observações, fotografias, caderneta de campo, dias de vivência e sistematização dos dados. Buscou-se identificar a aplicabilidade da Educação Ambiental, como preconizado nos PCNs, à luz da transversalidade. No decorrer da pesquisa percebeu-se que há um distanciamento entre a efetivação da teoria e da prática da Educação Ambiental no cotidiano, do diálogo entre os conteúdos e os temas ambientais, que ainda mantém-se uma prática ancorada em projetos pontuais, em que a temática é evidenciada. A prática deste formato perpassa pela fragilidade existente na formação dos professores, as quais não priorizam a Educação Ambiental na relevância que a mesma possui. A pesquisa contribuiu de forma significativa, oportunizando aos envolvidos novos olhares e possibilidades para uma prática pedagógica mais entrelaçada com os fundamentos da Educação Ambiental.