Propõe-se neste estudo o seguinte problema de investigação: Quais os sentidos e significados da pesquisa na
formação docente em Educação Física na UNEB - Campus XII?
Estudo de cunho qualitativo, assim o desafio é estudar a realidade da formação docente em educação física na UNEB
Campus XII, e como a participação dos estudantes como bolsistas ou voluntários nos projetos de Iniciação Científica
dos professores do curso de Educação Física pode contribuir para o processo de formação docente, desta forma a
proposta é buscar o diálogo com os participantes durante e após o levantamento dos dados, o que será crucial par ao
processo de investigação.
Este subprojeto toma como base as características de um Estudo de Caso (Yin, 2001), pois, será investigado um grupo
exclusivo de sujeitos e agentes que atuam no mesmo, na mesma instituição de ensino.
O estudo de caso é caracterizado como uma abordagem metodológica de investigação especialmente adequada
quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão
simultaneamente envolvidos diversos fatores. O estudo de caso é definido como um estudo profundo e exaustivo de um
ou de poucos objetos de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado (GIL, 2009).
Esta pesquisa está vinculada ao GRUPO AGENTE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esporte e
Lazer) da Universidade do Estado da Bahia DEDC Campus XII.