O presente artigo busca demonstrar como o jogo de tabuleiro africano Shisima pode ser usado como uma ferramenta didática para o ensino de trigonometria na rede básica de ensino e compreensão dos elementos da cosmovisão africana na perspectiva da Lei nº 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira no ensino das escolas da rede básica de ensino. Para isso foi necessário ter uma abordagem qualitativa acerca da origem, história, elementos da cosmovisão africana presentes no jogo e suas regras, com base em estudos bibliográficos e aplicações. Após os processos de pesquisa, teve início a análise do tabuleiro para identificação de quais conteúdos matemáticos são visíveis dentro do jogo e como ele favorece o ensino de matemática. O Shisima possui uma grande riqueza de conteúdos matemáticos presentes em seu tabuleiro, entre eles estão a geometria plana, a trigonometria e as relações métricas, função afim, a análise combinatória e probabilidade. Grande parte desses conteúdos pode ser trabalhada na rede básica de ensino, ou seja, suas potencialidades podem ser exploradas tanto no ensino fundamental, quanto no ensino médio. Assim, este estudo busca por meio detalhado, estabelecer uma relação entre os contextos matemáticos inseridos dentro dos fundamentos do jogo com o processo de ensino do conteúdo de trigonometria na rede básica de ensino, assim como especificar as vantagens e desvantagens de se inserir essa ferramenta no âmbito escolar.