O presente estudo versa sobre a forma como se desenvolve a prática docente baseada no trabalho com projetos. Dentro de uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, a pesquisa realizou-se junto a um grupo de seis professoras em duas escolas do Ensino Fundamental da Zona Administrativa Norte da Cidade de Natal/RN. A construção dos dados deu-se a partir de entrevistas semi-estruturadas, reforçada pela observação direta da prática de ensino dos sujeitos. Os objetivos foram identificar os motivos que justificavam a opção pelos projetos, relacionando os referenciais que subsidiavam sua construção. À luz das informações obtidas, pode-se perceber um quadro complexo e mesmo contraditório, no qual as concepções se confundem e as práticas se fragilizam. A análise evidenciou incoerências entre teoria e prática no trabalho com projetos, fruto do pouco aprofundamento teórico dos sujeitos. A adoção do projeto como opção metodológica não significou uma mudança efetiva no direcionamento da ação didática. Numa reflexão sobre tal situação, concluiu-se a necessidade de reclamar por uma compreensão do significado desse tipo de trabalho, abarcando as diferentes dimensões que implicam na prática da investigação, da pesquisa e da formação do professor. Mesmo não inviabilizando as intenções e iniciativas das professoras em busca de oferecer uma educação de mais qualidade, concluiu-se ser preciso enfatizar o processo de aprendizagem dentro de uma abordagem que enfoque o processo de aprender numa dimensão mais múltipla das capacidades do aluno e das áreas do conhecimento.