O trabalho que ora se apresenta faz parte de uma pesquisa desenvolvida com um grupo de professores selecionada para atuarem como docente no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), no município de Sítio do Mato - Bahia, no período de março a dezembro de 2015. Objetivando analisar o percurso formativo dos professores do PEJA, bem como as especificidades apresentadas pelos docentes. O referido estudo se estrutura a partir de uma perspectiva metodológica reflexiva e problematizadora, partindo de uma contextualização teórica - histórica acerca da formação docente e da constituição dos saberes na docência. Como estratégia de investigação adotou-se o método qualitativo, buscando analisar a prática desenvolvida dos docentes, utilizando os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico e documental e como instrumentos de coleta de dados entrevista semiestruturada e a observação do processo de formação. Os resultados evidenciaram que formação dos educadores do PEJA, possibilitou a melhoria da qualidade de intervenção educativa e pedagógica, visto que as atividades e temas desenvolvidos na formação proporcionaram aos professores mudança de atitude na prática em sala de aula e o retorno aos estudos de alguns professores que depois da experiência vivenciada, estão cursando pedagogia.