A formação docente tem-se caracterizado, de maneira geral, como um espaço de conhecimento abstrato, sem conexão com o mundo da vida, com os problemas cotidianos. Dessa forma, este artigo tem por objetivo introduzir reflexões acerca do papel da educação na contemporaneidade para docentes da educação básica e para os professores que estão no processo de formação inicial ou atuam como educadores sociais. Inúmeros estudos mostram a necessidade de inovação nas práticas docentes da educação básica ao ensino superior e a indispensabilidade de novas posturas diante do conhecimento. Nessa direção, buscamos apontar caminhos para a atuação do docente por meio de práticas da Educação Popular e do Teatro do Oprimido para estudantes de licenciatura. A relevância desse conhecimento curricular, advinda do desenvolvimento de experiências diversas desde a educação básica ao ensino superior faz parte de um momento privilegiado para refletir e questionar o modelo educativo vigente diante das inúmeras transformações provocadas no sistema educacional. A formação proposta pelo projeto aos futuros profissionais da educação a vivenciarem a dialogização, a práxis pedagógica, a percepção de outras metodologias educativas permitirão novas formas para atuar na educação com pessoas das camadas populares possibilitando o fortalecimento de identidades e um aprendizado significativo.