Neste trabalho buscamos identificar se o saber popular está presente nas discussões em sala de aula e como este saber pode auxiliar o aprendizado dos alunos coletando dados qualitativos sobre o saber popular no ensino de ciências utilizando um questionário composto por nove questões. Diante dos resultados é possível observar que boa parte dos alunos já estiveram em situações em que foi utilizado o saber popular, embora a grande maioria não souberam definir o que era este saber. É possível constatar também que boa parte dos alunos não sabem o que é conhecimento científico, representando 64,28%, os que responderam que sabiam definiram de formas diferentes esse conhecimento. Analisando as respostas dos alunos sobre a questão da relação entre saber popular e conhecimento científico boa parte dos alunos consideram que o conhecimento científico é mais importante que o saber popular, e uma pequena porcentagem dos alunos tiveram aulas que utilizaram o saber popular no ensino de ciências, quanto a influência desses saberes nas aulas de ciências, 39% dos alunos concordaram que ajudaria e 52% afirmaram que talvez ajudasse, valor que reflete a dúvida dos que não identificaram o que era este saber. O questionário ajudou a obter informações interessantes sobre a noção do quanto os alunos sabem sobre saberes populares e científicos e propõe a introdução deste conhecimento popular e das definições de ambos os conhecimentos nos métodos de ensino, tornando o ensino mais próximo dos alunos e de suas realidades.