Neste artigo, faz-se uma reflexão sobre os desafios vivenciados pelos professores de Língua Portuguesa em sua prática pedagógica, tendo por base as considerações os professores de Língua Portuguesa da escola de Ensino Médio Professora Eunice Maria de Sousa em Palestina/Mauriti – Ceará/Brasil, segundo as considerações desses professores e a bibliografia existente sobre o ensino da Língua Portuguesa no Brasil, língua materna do país. Optou-se ainda pela pesquisa de campo com metodologia de cunho quantitativo e tipo descritivo por acreditar se obter maior consistência para o estudo, visto que este fez parte de uma pesquisa para a construção da dissertação do curso de Mestrado. Apresenta-se do decorrer deste uma abordagem inicial sobre o estudo, um breve histórico da Língua Portuguesa no Brasil, assim como uma explanação dessa Língua como disciplina escolar no país, enfocando os desafios vivenciados pelos principais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: professor e aluno, enfocando o processo pelo qual se chegou ao resultado do estudo e as considerações finais, declarando-se em linhas gerais que os desafios do ensino da Língua Portuguesa se fundamentam na falta de habilidade de leitura e escrita, seguida da desmotivação, o que compromete o ensino dessa área do conhecimento, como também das demais áreas; o que implica em menos formação e participação ativa na sociedade.