Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PARODIANDO A TERMOQUÍMICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCENTE

Palavra-chaves: TERMOQUÍMICA, PARÓDIA, ESTÁGIO, DOCÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48513
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3589
    "inscrito_id" => 5044
    "titulo" => "PARODIANDO A TERMOQUÍMICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCENTE"
    "resumo" => "Este artigo é o relato de uma experiência exitosa proporcionada a partir da realização de uma atividade, desenvolvida durante o estágio supervisionado docente IV, do curso de Licenciatura plena em Química do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros/RN. Apresenta uma proposta didática referente ao assunto de termoquímica, aplicada em uma turma do 2° ano do Ensino Médio na Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes (EEDLN), no município de Marcelino Vieira/RN, desenvolvida através de um planejamento didático, sob a supervisão do Professor Jonas Fernandes Terceiro (in memoriam) e orientação de estágio do Professor Kaiser Jackson Pereira de Sousa, com base na utilização de paródias musicais contextualizadas ao ensino de química. Devido à música possuir grande aceitação social, percebe-se que aliada adequadamente à educação pode ser uma ferramenta metodológica, que contribui para estimular o interesse do discente, tornando os conteúdos mais interessantes, de fácil assimilação e satisfatórios para todos os envolvidos na aula. Desta feita, o objetivo deste trabalho baseou-se em ensinar, através do uso de paródias, o conteúdo termoquímica, visando dinamizar e contextualizar os conteúdos de forma significativa ao cotidiano do aluno. Assim, além de aplicar e discutir paródias pertinentes a essa temática, também se estimulou os discentes a produção e apresentação desse gênero literário, tanto como forma de aplicação dos saberes como avaliação do processo de ensino aprendizagem. De acordo com a participação e as produções apresentadas foi possível constatar que os alunos ficaram bastante atentos e interessados durante as aulas, confirmando assim, que o uso de paródias como ferramenta de contextualização do conteúdo proporciona uma aprendizagem significativa e prazerosa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "TERMOQUÍMICA, PARÓDIA, ESTÁGIO, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID5044_16092018105355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUGO NAPOLEÃO ALVES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HUGO ALVES"
    "autor_email" => "hugoalves.405@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) CAMPUS PAU DOS FERROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48513
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3589
    "inscrito_id" => 5044
    "titulo" => "PARODIANDO A TERMOQUÍMICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCENTE"
    "resumo" => "Este artigo é o relato de uma experiência exitosa proporcionada a partir da realização de uma atividade, desenvolvida durante o estágio supervisionado docente IV, do curso de Licenciatura plena em Química do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros/RN. Apresenta uma proposta didática referente ao assunto de termoquímica, aplicada em uma turma do 2° ano do Ensino Médio na Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes (EEDLN), no município de Marcelino Vieira/RN, desenvolvida através de um planejamento didático, sob a supervisão do Professor Jonas Fernandes Terceiro (in memoriam) e orientação de estágio do Professor Kaiser Jackson Pereira de Sousa, com base na utilização de paródias musicais contextualizadas ao ensino de química. Devido à música possuir grande aceitação social, percebe-se que aliada adequadamente à educação pode ser uma ferramenta metodológica, que contribui para estimular o interesse do discente, tornando os conteúdos mais interessantes, de fácil assimilação e satisfatórios para todos os envolvidos na aula. Desta feita, o objetivo deste trabalho baseou-se em ensinar, através do uso de paródias, o conteúdo termoquímica, visando dinamizar e contextualizar os conteúdos de forma significativa ao cotidiano do aluno. Assim, além de aplicar e discutir paródias pertinentes a essa temática, também se estimulou os discentes a produção e apresentação desse gênero literário, tanto como forma de aplicação dos saberes como avaliação do processo de ensino aprendizagem. De acordo com a participação e as produções apresentadas foi possível constatar que os alunos ficaram bastante atentos e interessados durante as aulas, confirmando assim, que o uso de paródias como ferramenta de contextualização do conteúdo proporciona uma aprendizagem significativa e prazerosa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "TERMOQUÍMICA, PARÓDIA, ESTÁGIO, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID5044_16092018105355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUGO NAPOLEÃO ALVES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HUGO ALVES"
    "autor_email" => "hugoalves.405@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) CAMPUS PAU DOS FERROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo é o relato de uma experiência exitosa proporcionada a partir da realização de uma atividade, desenvolvida durante o estágio supervisionado docente IV, do curso de Licenciatura plena em Química do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros/RN. Apresenta uma proposta didática referente ao assunto de termoquímica, aplicada em uma turma do 2° ano do Ensino Médio na Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes (EEDLN), no município de Marcelino Vieira/RN, desenvolvida através de um planejamento didático, sob a supervisão do Professor Jonas Fernandes Terceiro (in memoriam) e orientação de estágio do Professor Kaiser Jackson Pereira de Sousa, com base na utilização de paródias musicais contextualizadas ao ensino de química. Devido à música possuir grande aceitação social, percebe-se que aliada adequadamente à educação pode ser uma ferramenta metodológica, que contribui para estimular o interesse do discente, tornando os conteúdos mais interessantes, de fácil assimilação e satisfatórios para todos os envolvidos na aula. Desta feita, o objetivo deste trabalho baseou-se em ensinar, através do uso de paródias, o conteúdo termoquímica, visando dinamizar e contextualizar os conteúdos de forma significativa ao cotidiano do aluno. Assim, além de aplicar e discutir paródias pertinentes a essa temática, também se estimulou os discentes a produção e apresentação desse gênero literário, tanto como forma de aplicação dos saberes como avaliação do processo de ensino aprendizagem. De acordo com a participação e as produções apresentadas foi possível constatar que os alunos ficaram bastante atentos e interessados durante as aulas, confirmando assim, que o uso de paródias como ferramenta de contextualização do conteúdo proporciona uma aprendizagem significativa e prazerosa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.