Este artigo é o relato de uma experiência exitosa proporcionada a partir da realização de uma atividade, desenvolvida durante o estágio supervisionado docente IV, do curso de Licenciatura plena em Química do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros/RN. Apresenta uma proposta didática referente ao assunto de termoquímica, aplicada em uma turma do 2° ano do Ensino Médio na Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes (EEDLN), no município de Marcelino Vieira/RN, desenvolvida através de um planejamento didático, sob a supervisão do Professor Jonas Fernandes Terceiro (in memoriam) e orientação de estágio do Professor Kaiser Jackson Pereira de Sousa, com base na utilização de paródias musicais contextualizadas ao ensino de química. Devido à música possuir grande aceitação social, percebe-se que aliada adequadamente à educação pode ser uma ferramenta metodológica, que contribui para estimular o interesse do discente, tornando os conteúdos mais interessantes, de fácil assimilação e satisfatórios para todos os envolvidos na aula. Desta feita, o objetivo deste trabalho baseou-se em ensinar, através do uso de paródias, o conteúdo termoquímica, visando dinamizar e contextualizar os conteúdos de forma significativa ao cotidiano do aluno. Assim, além de aplicar e discutir paródias pertinentes a essa temática, também se estimulou os discentes a produção e apresentação desse gênero literário, tanto como forma de aplicação dos saberes como avaliação do processo de ensino aprendizagem. De acordo com a participação e as produções apresentadas foi possível constatar que os alunos ficaram bastante atentos e interessados durante as aulas, confirmando assim, que o uso de paródias como ferramenta de contextualização do conteúdo proporciona uma aprendizagem significativa e prazerosa.