CARVALHO, Letícia Mayara Da Silva et al.. . Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/49363>. Acesso em: 23/12/2024 09:54
É perceptível que a forma do ensino não acontece como há cinco décadas, e consequentemente, as perspectivas por parte do docente também não são as mesmas. Desta forma, devemos considerar que a missão da escola mudou, pois antes era apenas reprodutora do conhecimento e agora passou a entender que cada pessoa é única tendo seu próprio grau de desenvolvimento. O presente trabalho tem como objetivo avaliar as perspectivas que o professor apresenta sobre o ensino de ciências em nossa sociedade. As perspectivas da docente foram obtidas através de um questionário com perguntas relacionadas a sua profissão. Além das respostas verbais, foram observadas as emoções emboçadas durante suas respostas. Em seu relato nas respostas ao questionário, a docente falou que gosta de sua profissão; porém, foi observada uma falta de motivação em sua resposta, levando a crer que a autodesvalorização profissional está presente em sua jornada nas salas de aulas. Foi, também, observado que o relacionamento entre professor e aluno que a docente apresenta é de que apenas o docente detém todo saber, mostrando um posicionamento acima de seus discentes, sem parecer estabelecer um ambiente agradável para que a aprendizagem ocorra satisfatoriamente. Foi constatado que, mesmo com a missão da escola mudada, infelizmente, são encontrados professores que fazem uso da antiga missão escolar que é apenas reproduzir conhecimentos.