BARBOSA, André Freitas et al.. Uso de rpg na formação docente. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/49275>. Acesso em: 05/11/2024 03:40
O fazer docente é inerentemente complexo, especialmente na realidade brasileira. Pressionados e sobrecarregados, os professores lidam com situações estressantes para as quais, muitas vezes, não estão preparados para lidar, dentre essas, situações conflituosas com alunos, colegas e/ou gestão. Com o intuito de preparar melhor o profissional para esses desafios, defendemos o uso de jogos de interpretação de personagem (Role-Playing Game-RPG) enquanto ferramenta formadora. Criado há mais de 40 anos, o RPG é um jogo no qual os jogadores interpretam, cada um, um personagem dentro de uma história construída coletivamente, mas conduzida por um jogador especial, chamado de Mestre ou Narrador. Esse Narrador apresentará eventos e desafios para os personagens principais(interpretados pelos jogadores), ao mesmo tempo em que conduz o resto do mundo, inclusive personagens secundárias. Sendo um jogo com infinitas possibilidades narrativas, há décadas se estuda o uso do RPG na educação, pois se constitui numa ferramenta que pode ser estratégica em eventos de ordem pedagógica, que estimula a coletividade e o diálogo nas ações de cooperação, não tendo foco competitivo, uma vez que “a diversão não está em vencer ou derrotar os outros jogadores, mas utilizar a inteligência e a imaginação para cooperação”, tratando-se de “um exercício de diálogo, de decisão em grupo, de consenso”. Ao observarmos o aspecto social do jogo e do uso intenso da imaginação, podemos entender o uso do RPG enquanto ferramenta de ensino sob a ótica do sócio-interacionismo de Vygostky. O objetivo principal deste trabalho é propor uma abordagem utilizando sessões de RPG, de modo a permitir a vivência simulada de situações complexas e de conflito com alunos de graduação de cursos de licenciatura (formação inicial de professores) e entender os possíveis impactos dessa ferramenta no desenvolvimento dos mesmos para a resolução, ou ao menos exercício de resiliência, diante de problemas reais. Na metodologia da pesquisa aplicada a essa ação buscamos realizar intervenções pedagógicas em situações de conflito, com fins de modificá-las. Assim, ao mesmo tempo em que realizamos um diagnóstico e uma análise de uma determinada situação, nessa pesquisa-ação propomos ao universo de sujeitos envolvidos, mudanças de prática que levem a um aprimoramento das situações ora analisadas. Independente do trabalho estar em fases iniciais, estamos convictos da necessidade de se fortalecer a formação docente também sob a ótica do fazer fora de sala de aula, no contato com colegas, gestão (ou até na própria gestão).