Este texto visa discutir sobre os desenhos nas pesquisas envolvendo crianças, na perspectiva da Sociologia da Infância. A metodologia utilizada constituiu-se de uma pesquisa bibliográfica, que traz uma breve historicidade do desenho, bem como os teóricos que desenvolveram pesquisas sobre esta temática até abordarmos os desenhos no olhar da Sociologia da Infância, tendo como referência os estudos discutidos nas disciplinas: “Educação em Ciência e Infância no contexto Amazônico” e “Pesquisa com crianças em Educação e Ciências na Amazônia” do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Diante dos textos discutidos em tais disciplinas refletimos a importância de compreender as crianças como sujeitos ativos e produtoras de conhecimento e culturas, que através do desenho expressam suas opiniões, suas percepções, representações do mundo que as cercam. Neste contexto consideramos os desenhos infantis como uma importante fonte de pesquisa para termos acesso ao universo infantil, permitindo-nos ampliar nosso conhecimento sobre as peculiaridades das crianças e suas infâncias.