Este trabalho permeia sobre discussões a cerca da história da didática dos cordéis. Buscando nas suas raízes lusitanas seu caráter construtor de saberes históricos. Mas também, o resultado do seu uso nas dimensões do popular brasileiro, por muitas vezes alfabetizador. Valorizando assim seus poetas, isto é, seu principal nome do que diz respeito à História Paraibana e a História geral do cordel em si. Discute sobre as metodologias usadas para o emprego do cordel em sala de aula, desde a leitura coletiva, até a produção dos mesmos pelos alunos. E defende de forma sucinta a construção do saber pelos alunos através da produção dessa ferramenta, proposta esta que dialoga na construção do educador artista. O educador deve dialogar o saber literário, o saber histórico e o saber da arte, para que se possa construir conhecimentos históricos a partir da arte. Ao final mostra o resultado destas produções de cordéis em sala como proposta no processo de ensino aprendizagem. Alcançado pelo PIBID-UEPB Campus I na Escola Estadual Senador Argemiro de Figueiredo - Polivalente.