O presente artigo procura evidenciar a importância do trabalho com leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental, levando-se em conta as vivências e experiências que cada indivíduo carrega para a sala de aula, a fim de mostrar que a leitura necessita ser tratada de forma contextualizada, considerando a realidade de vida dos indivíduos, como forma de facilitar a compreensão, uma vez que o ato de ler acontece por meio da experiência de vida do leitor. Portanto, a realização desta pesquisa justifica-se, sobretudo, pela necessidade de se contribuir com a discussão acerca da importância do trabalho com leitura em sala de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental, objetivando o incentivo à construção do conhecimento pelos próprios alunos, bem como a melhoria do processo de ensino-aprendizagem através da prática da leitura, assim como também procura contribuir para uma reflexão crítica acerca da problemática em questão, como forma de incentivar o protagonismo do aluno em relação a sua aprendizagem e a formação de cidadãos críticos. Para a consecução da pesquisa, foram utilizados, como aporte teórico, os referenciais de FREIRE (1989), ROCCO (1994), FONSECA (2015) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa (1997), de onde foram extraídas as ideias que deram origem ao corpus para análise, em conformidade com os objetivos da pesquisa. Assim, podemos constatar que a prática da leitura deve ser estimulada desde muito cedo, começando com a família e estendendo-se à escola, onde os professores poderão utilizar-se de estratégias adequadas que confiram sentido à leitura.