MENDONÇA, Maria Do Socorro Soares De. O permanecer na profissão docente. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/48211>. Acesso em: 23/12/2024 13:23
Este estudo teve como objetivo investigar as motivações que levam os professores do Ensino Fundamental do município de Aliança- PE, a permanecerem na profissão docente. Em qualquer profissão podemos encontrar profissionais que permanecem nela por encontrar-se motivados, mas podemos encontrar profissionais que ainda se encontram na profissão, mas, por falta de oportunidade ou de opções ainda permanecem. Esse último movimento denominamos de estado de “moratória profissional”. O estado de moratória seria a fase em que o profissional se encontra até que a situação possa mudar e surgir outras oportunidades. Nesse sentido, a moratória na profissão docente pode ser é caracterizada pela exploração de alternativas, porém com baixos níveis de comprometimento na atividade presente. Nesse contexto, acredita-se que a motivação é a base para o professor exercer sua função com responsabilidade e comprometimento com a sua profissão. Participaram dessa pesquisa 28 professores do Ensino Fundamental da rede municipal de Aliança – PE. Para a coleta dados foi aplicado um questionário com a finalidade de obter informações sobre as motivações dos professores permanecerem no exercício da sua profissão. Os resultados obtidos pela pesquisa revelaram que a maioria dos professores permanece motivada ao exercer sua profissão. As motivações ligadas à permanência da profissão docente estão atreladas, principalmente pelo/a: prazer de ensinar uma criança ler, orgulho de ser professor, estabilidade no emprego, reconhecimento dos pais. Em contrapartida o que leva os professores se sentirem desmotivados e que se enquadram no movimento da “moratória” se deve: a desvalorização da profissão, baixo salário, condições de trabalho, falta de apoio pedagógico, pouco investimento nas políticas públicas da educação. O quantitativo de professores desmotivado foi pequeno, dando a entender que a moratória existe, porém em pequena proporção.