FÜHR, Regina. Educação 4.0 e seus impactos no século xxi. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47017>. Acesso em: 22/12/2024 08:31
O artigo aprofunda o tema - Educação 4.0 e seus impactos no Século XXI- com o objetivo de aprofundar os desafios da educação na era digital e seus impactos numa sociedade 4.0. A temática conduz a pesquisadora a algumas questões de investigação: Qual a nova configuração da educação 4.0 que possibilite a aprendizagem do estudante e desenvolva as competências para o século XXI? Quais os impactos das mudanças da educação 4.0 para o docente que se encontra no advento do mundo 4.0? O que significa preparar cidadãos para que possam desenvolver o seu projeto pessoal, social e profissional num mundo em constante mudança, acelerado e imerso em aldeias globais? Para aprofundar estas questões foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico qualitativo a partir de autores que aprofundam a temática em estudo. O texto aprofunda em seu referencial teórico a Metamorfose da Educação: 1.0, 2.0, 3.0, 4.0; a Educação 4.0 e a Teoria do Conectivismo na Revolução Digital; e o Aprender a Aprender no Ciberespaço e na Cibercultura. A educação 4.0 no contexto da revolução digital requer ambientes ciberarquitetônicos, dinâmicos, heterogêneos e com flexibilidade metodológica que possibilite a aprendizagem através da descoberta e produção criativa por meio da participação ativa dos educandos e educadores em projetos e pesquisas.