Os profissionais de saúde prestam um trabalho de grande relevância social, tendo em suas mãos diariamente a responsabilidade pela vida e saúde de muitas pessoas. A trajetória de todo médico de sucesso começa pela sua formação e neste contexto é um momento importante. Desta forma, o presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de campo empreendida junto a acadêmicos do curso de Medicina, estagiários da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Andorinhas da Prefeitura Municipal de Vitória/ES (PMV-ES), a qual foi realizada em dois momentos com fins de verificar a eficácia do processo de ensino-aprendizagem no estágio em saúde, com base na avaliação de dezesseis critérios, os quais se relacionam a aspectos inerentes a prática médica, desde relações interpessoais com pacientes e equipes, a organização, compreensão teórica e elementos relativos à postura profissional. Os resultados evidenciam a importância do estágio, e a eficiência do processo de ensino da instituição pesquisada, com ênfase para relevância da motivação profissional em saúde.