Todos os elementos da natureza tais como a fauna e a flora em interação com os fatores abióticos desempenham um papel para que haja o equilíbrio ecológico. Mas, infelizmente, ao longo do percurso histórico da humanidade, em nome de um progresso, o meio ambiente está sendo a cada dia mais degradado. Este trabalho de educação ambiental foi realizado com jovens de 15 a 19 anos atendidos pelo Centro da Juventude de Caxias, desenvolvido por alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão; observou-se a relevância de se educar ambientalmente através de visitas a locais que são vítimas da degradação ambiental. Evidenciou-se que a intervenção foi eficiente na iniciativa de se educar ambientalmente, ainda mais se tratando de uma instituição de ensino não formal, voltada para os jovens, em que se deve então neste caso planejar intervenções mais dinâmicas e descontraídas. Percebeu-se a relevância de visitas a locais de degradação ambiental, permitindo assim ao aluno visualizar a situação anteriormente explanada de forma teórica. Esta prática foi muito satisfatória e alcançou o objetivo desejado de trazer informações úteis para os jovens visando desta forma uma sociedade sustentável.