SILVA, Thaís Maria Da. Monitoria: relato de experiência na disciplina de dança i. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47887>. Acesso em: 23/12/2024 08:46
A monitoria é definida como um serviço de apoio pedagógico oferecido aos alunos interessados em se aprofundar aos conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação à matéria trabalhada em sala de aula. Sendo assim, ela surge no anseio de fornecer uma estratégia pedagógica que vise melhorar o entendimento dos alunos com relação aos conteúdos que são trabalhados dentro da sala de aula, e por isso é compreendida também como uma modalidade de ensino e aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo descrever a experiência de monitoria na disciplina de Dança I, ofertada pelo curso de Bacharelado em Educação Física, da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão. Trata-se de uma pesquisa descritiva, onde através de relato de experiência sistematizamos nossas ações. A disciplina é ofertada no quinto período do curso e tem carga horária total de 72 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas. Os conteúdos da disciplina foram ministrados a partir de uma abordagem teórico – prática, facilitando a compreensão dos temas discutidos. Nos resultados e discussão deste trabalho discorremos através de subtópicos, tais como: A liberdade e autonomia; Teoria e prática; o fazer avaliativo e Criando redes de comunicação. A oportunidade de participar da monitoria proporcionou experiências e aprendizados singulares, onde se pode refletir constantemente a teoria e prática docente, reafirmando a identidade docente. Entendemos que juntos, docente, monitor e discentes, podemos ir além do que foi aprendido em sala de aula e posteriormente realizar intervenções numa perspectiva reflexiva e dialógica com os alunos.