A constituição federal Brasileira tida como a constituição cidadã, pois tenta garantir aos brasileiros uma série de direitos, dentre eles uma Educação de qualidade para todos. Entretanto esta educação apresenta muitos desafios que envolvem a busca de uma melhoria na qualidade e o acesso de maneira universal, dentre outros. Em razão disso, o Governo Federal desenvolve políticas e ações que buscam uma melhora desta qualidade educacional, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que atua apoiando a iniciação à docência de estudantes de licenciaturas plena das instituições de Educação Superior. Este trabalho tem como objetivo compreender a influência do PIBID na formação docente de bolsistas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e assim identificar as percepções dos licenciandos a cerca do programa. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários com perguntas abertas, respondidos por 40 participantes do PIBID UENF dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química que trabalham como bolsistas em escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio das cidades de Campos dos Goytacazes e São João da Barra. Para análise e tratamento dos dados obtidos à luz de um estudo de caso adotamos o método de Análise Conteúdo. Como resultados, até o momento identificamos neste trabalho que o PIBID atua como ferramenta de incentivo a docência para os bolsistas do PIBID UENF além de agir como fator de confirmação de expectativas para a prática docente como futuros professores de Ciências Naturais.