MOBILIDADE INTERNACIONAL DISCENTE: OFERTA DO PRÉ PEC-G NO CAP/UFRR
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47872 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3206 "inscrito_id" => 5885 "titulo" => "MOBILIDADE INTERNACIONAL DISCENTE: OFERTA DO PRÉ PEC-G NO CAP/UFRR" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar a mobilidade discente, na UFRR (Universidade Federal de Roraima), por meio da oferta do curso PLE (Português Língua Estrangeira) no Pré PEC-G, por meio do Colégio de Aplicação- CAP. Pretende-se mostrar um novo formato de curso de português língua estrangeira, ministrado numa região geograficamente propícia, por se encontrar na tríplice fronteira: Brasil, Venezuela e Guiana, em um momento de forte movimento migratório e de maturação da internacionalização da universidade supra citada. Ao lado disso é importante abordar a humanização e a amorosidade como ferramentas e/ou estratégias utilizadas na aprendizagem para obtenção de um círculo eficaz. A prática linguística colabora como estratégia de aquisição da língua portuguesa, levando os falantes nativos do inglês, francês e espanhol a desenvolverem as habilidades linguísticas de leitura, compreensão e interpretação e produção para o “agir no mundo” em língua português e. possibilitam uma abertura maior para que o diálogo e troca de experiência cooperem para que a aquisição da língua de forma acolhedora quebrando amenizando os conflitos existentes no processo de aquisição do conhecimento corroborando para que aconteça, de forma exitosa, a aquisição da língua portuguesa. Considerando essa decorrente mudança, apontaremos aqui alguns princípios que consideramos relevantes no processo de Internacionalização da UFRR, tendo o Colégio de Aplicação como um dos pilares da internacionalização da universidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "INTERNACIONALIZAÇÃO, MOBILIDADE DISCENTE, PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID5885_11092018195239.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LOPES" "autor_nome_curto" => "CONCEIÇÃO" "autor_email" => "mcllopes07@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47872 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3206 "inscrito_id" => 5885 "titulo" => "MOBILIDADE INTERNACIONAL DISCENTE: OFERTA DO PRÉ PEC-G NO CAP/UFRR" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar a mobilidade discente, na UFRR (Universidade Federal de Roraima), por meio da oferta do curso PLE (Português Língua Estrangeira) no Pré PEC-G, por meio do Colégio de Aplicação- CAP. Pretende-se mostrar um novo formato de curso de português língua estrangeira, ministrado numa região geograficamente propícia, por se encontrar na tríplice fronteira: Brasil, Venezuela e Guiana, em um momento de forte movimento migratório e de maturação da internacionalização da universidade supra citada. Ao lado disso é importante abordar a humanização e a amorosidade como ferramentas e/ou estratégias utilizadas na aprendizagem para obtenção de um círculo eficaz. A prática linguística colabora como estratégia de aquisição da língua portuguesa, levando os falantes nativos do inglês, francês e espanhol a desenvolverem as habilidades linguísticas de leitura, compreensão e interpretação e produção para o “agir no mundo” em língua português e. possibilitam uma abertura maior para que o diálogo e troca de experiência cooperem para que a aquisição da língua de forma acolhedora quebrando amenizando os conflitos existentes no processo de aquisição do conhecimento corroborando para que aconteça, de forma exitosa, a aquisição da língua portuguesa. Considerando essa decorrente mudança, apontaremos aqui alguns princípios que consideramos relevantes no processo de Internacionalização da UFRR, tendo o Colégio de Aplicação como um dos pilares da internacionalização da universidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "INTERNACIONALIZAÇÃO, MOBILIDADE DISCENTE, PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID5885_11092018195239.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LOPES" "autor_nome_curto" => "CONCEIÇÃO" "autor_email" => "mcllopes07@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }