O objetivo deste trabalho é apresentar a mobilidade discente, na UFRR (Universidade Federal de Roraima), por meio da oferta do curso PLE (Português Língua Estrangeira) no Pré PEC-G, por meio do Colégio de Aplicação- CAP. Pretende-se mostrar um novo formato de curso de português língua estrangeira, ministrado numa região geograficamente propícia, por se encontrar na tríplice fronteira: Brasil, Venezuela e Guiana, em um momento de forte movimento migratório e de maturação da internacionalização da universidade supra citada. Ao lado disso é importante abordar a humanização e a amorosidade como ferramentas e/ou estratégias utilizadas na aprendizagem para obtenção de um círculo eficaz. A prática linguística colabora como estratégia de aquisição da língua portuguesa, levando os falantes nativos do inglês, francês e espanhol a desenvolverem as habilidades linguísticas de leitura, compreensão e interpretação e produção para o “agir no mundo” em língua português e. possibilitam uma abertura maior para que o diálogo e troca de experiência cooperem para que a aquisição da língua de forma acolhedora quebrando amenizando os conflitos existentes no processo de aquisição do conhecimento corroborando para que aconteça, de forma exitosa, a aquisição da língua portuguesa. Considerando essa decorrente mudança, apontaremos aqui alguns princípios que consideramos relevantes no processo de Internacionalização da UFRR, tendo o Colégio de Aplicação como um dos pilares da internacionalização da universidade.