Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA ARTE E A SUSTENTABILIDADE: UM DESPERTAR DO SENSO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, ARTE, SUSTENTABILIDADE Pôster (PO) GT 14. Educação Ambiental
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      Este trabalho tem como finalidade sensibilizar os alunos da educação infantil, sobre a importância da preservação do Meio Ambiente estimulando a mudança, prática de atitudes com relação à reutilização de recursos industrializados, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de cuidar do próprio planeta como um todo, através do ensino de Arte. Faz-se necessário o ensino da Arte como disciplina, pois a mesma vai muito além do desenho e pintura, ela transporta o caminho para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com temas transversais que está em nossa volta. O que se deseja com o ensino da arte é que se possam buscar uma sensibilização e conscientização, fazendo com que as práticas pedagógicas se reinventem nas atitudes e valores, tendo em vista toda a mudança da sociedade atual, colocando o assunto meio-ambiente na sala de aula. \r\n
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      O presente projeto de pesquisa será realizado em uma escola da rede municipal da cidade de Santa Inês, Maranhão. Onde a mesma será desenvolvida em três fases. Na primeira fase, investigará a concepção dos alunos da sala de aula sobre o tema sustentabilidade, procurando uma ênfase maior a questões de reciclagem. Na segunda fase, serão realizadas atividades sobre a relevância do ato de se reciclar, montando oficinas para o desenvolvimento desse trabalho na disciplina de Arte. Terceira e última fase, culminará com a exposição das atividades que ali serão trabalhadas, mostrando que há várias possibilidades de se reaproveitar resíduos que na maior parte, seriam jogados fora, e que o ensino da arte pode ser trabalhado com um tema tão importante como esse.  O trabalho será desenvolvido de forma coletiva com a interação dos alunos da própria sala de aula, professores e pesquisadores, onde será executada num período de 4 dias correspondendo á 8 horas, 2 horas cada dia trabalhado, sendo no período vespertino na escola-campo.\r\n
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      Através do ensino da arte espera-se que os alunos possam despertar o interesse em desenvolver atividades que envolva a conscientização em relação a preservação da natureza. Pois assunto sustentabilidade é um tema transversal que pode ser trabalhado na maioria das disciplinas do currículo escola. Dessa forma, pode se utilizar da arte, para desenvolver nos alunos um senso ambiental tendo em vista, ações sustentáveis de curto, médio e em longo prazo. Sendo através de ações de reciclagem e material reutilizável, é uma das saídas para que se comece a criar nas crianças a mentalidade de preservação e reutilização do lixo que se produz em casa e em outros ambientes.
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      O presente projeto de pesquisa será realizado em uma escola da rede municipal da cidade de Santa Inês, Maranhão. Onde a mesma será desenvolvida em três fases. Na primeira fase, investigará a concepção dos alunos da sala de aula sobre o tema sustentabilidade, procurando uma ênfase maior a questões de reciclagem. Na segunda fase, serão realizadas atividades sobre a relevância do ato de se reciclar, montando oficinas para o desenvolvimento desse trabalho na disciplina de Arte. Terceira e última fase, culminará com a exposição das atividades que ali serão trabalhadas, mostrando que há várias possibilidades de se reaproveitar resíduos que na maior parte, seriam jogados fora, e que o ensino da arte pode ser trabalhado com um tema tão importante como esse.  O trabalho será desenvolvido de forma coletiva com a interação dos alunos da própria sala de aula, professores e pesquisadores, onde será executada num período de 4 dias correspondendo á 8 horas, 2 horas cada dia trabalhado, sendo no período vespertino na escola-campo.\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho tem como finalidade sensibilizar os alunos da educação infantil, sobre a importância da preservação do Meio Ambiente estimulando a mudança, prática de atitudes com relação à reutilização de recursos industrializados, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de cuidar do próprio planeta como um todo, através do ensino de Arte. Faz-se necessário o ensino da Arte como disciplina, pois a mesma vai muito além do desenho e pintura, ela transporta o caminho para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com temas transversais que está em nossa volta. O que se deseja com o ensino da arte é que se possam buscar uma sensibilização e conscientização, fazendo com que as práticas pedagógicas se reinventem nas atitudes e valores, tendo em vista toda a mudança da sociedade atual, colocando o assunto meio-ambiente na sala de aula. O presente projeto de pesquisa será realizado em uma escola da rede municipal da cidade de Santa Inês, Maranhão. Onde a mesma será desenvolvida em três fases. Na primeira fase, investigará a concepção dos alunos da sala de aula sobre o tema sustentabilidade, procurando uma ênfase maior a questões de reciclagem. Na segunda fase, serão realizadas atividades sobre a relevância do ato de se reciclar, montando oficinas para o desenvolvimento desse trabalho na disciplina de Arte. Terceira e última fase, culminará com a exposição das atividades que ali serão trabalhadas, mostrando que há várias possibilidades de se reaproveitar resíduos que na maior parte, seriam jogados fora, e que o ensino da arte pode ser trabalhado com um tema tão importante como esse. O trabalho será desenvolvido de forma coletiva com a interação dos alunos da própria sala de aula, professores e pesquisadores, onde será executada num período de 4 dias correspondendo á 8 horas, 2 horas cada dia trabalhado, sendo no período vespertino na escola-campo. Através do ensino da arte espera-se que os alunos possam despertar o interesse em desenvolver atividades que envolva a conscientização em relação a preservação da natureza. Pois assunto sustentabilidade é um tema transversal que pode ser trabalhado na maioria das disciplinas do currículo escola. Dessa forma, pode se utilizar da arte, para desenvolver nos alunos um senso ambiental tendo em vista, ações sustentáveis de curto, médio e em longo prazo. Sendo através de ações de reciclagem e material reutilizável, é uma das saídas para que se comece a criar nas crianças a mentalidade de preservação e reutilização do lixo que se produz em casa e em outros ambientes.

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