No ensino de ciências, a ludicidade surge como uma alternativa didática para superar as dificuldades encontradas no processo de ensino e de aprendizagem de ciências, e ainda, buscar uma relação dinâmica na qual a realidade se constitui no elemento gerador do conhecimento ensinado e aprendido em sala de aula. este trabalho tem por objetivo discutir a utilização de recursos lúdicos para o ensino de ciências, a partir do relato de experiência, assim como problematizar as contribuições que recursos lúdicos podem oferecer ao processo de ensino. Durante a experiência vivenciada na escola e na universidade, no que toca a articulação do projeto, no qual foi construído o jogo didático DadoLixo, encontramos alguns desafios de ordem prática. Realizar o planejamento e desenvolver a intervenção pedagógica junto aos alunos, revelaram-se atividades problemáticas, principalmente no que se refere a apropriação de referenciais teóricos que permitissem refletir sobre o processo. Ao levar uma discussão sobre Lixo e Educação Ambiental por meio do jogo didático DadoLixo, percebemos uma ampla interação dos alunos com a proposta, participando coletivamente da construção de seu saber, ao mesmo tempo em acompanhamos ativamente, como professores, o desenvolvimento das ações reflexivas de cada aluno. A temática do lixo, numa perspectiva da educação ambiental, ganhou importância na percepção prática dos alunos e de nós professores, sobretudo enquanto estudávamos e estruturamos o projeto que deu origem ao jogo didático desenvolvido. Este exercício de aprender ensinando e ensinar aprendendo configura-se uma possibilidade de reflexão para o professor, e o estágio deve possibilitá-la.