Este trabalho é fruto de uma oficina sobre ensino de história, ofertada pelo PIBID, e de uma pesquisa sobre os métodos aplicados nas escolas Lindaura M. Leitão e Pe. Diogo Feijó para educação das relações étnico-raciais. A importância deste trabalho está em avaliar os métodos que estas escolas estão adotando para inserir em seu cotidiano os novos temas propostos pela lei 10.639/03, que veio para inserir no currículo escolar a história da cultura afro-brasileira e africana. Tem-se como objetivo identificar quais métodos os professores estão utilizando para trabalhar as relações étnico-raciais nestas escolas. Para a construção deste trabalho utiliza-se como referencial teórico Bittencourt (2005) que nos traz um histórico de métodos utilizados no ensino de História, de acordo com a temporalidade que este ensino está inserido, nos mostrando que vivemos um momento onde estes métodos têm sido ampliados, possibilitando novas possibilidades de inserção de outras temáticas. Além disso, Alves (2007) nos chama a atenção para a necessidade de uma mudança de postura dos educadores quanto ás maneiras de conduzir o processo de ensino-aprendizagem para que o ensino desta temática seja efetivado. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a analise de sequências didáticas e dos métodos utilizados pelos professores destas escolas. Sendo assim podemos inferir que é necessário um olhar mais cuidadoso no ensino de história acerca da educação étnico-racial, pois a educação é essencial para o rompimento de preconceitos tanto no ambiente escolar quanto na sociedade como um todo.