RESUMO
Este artigo reflete sobre a importância da Didática na formação de professores, ressaltando a importância de uma prática reflexiva e dinamizada. O objetivo é reconhecer o quanto a didática melhora o processo de ensino-aprendizagem e faz toda diferença dentro da sala de aula, correlacionando de forma direta a teoria e a prática. Nesse sentido, discutimos sobre a necessidade de formar educadores, que planejem e inovem em suas metodologias, se avaliando e focando na formação pessoal dos indivíduos. Essa escrita surgiu a partir de atividades vivenciadas na disciplina denominada Didática e Ensino do curso de Pedagogia que foi embasada por teóricos que fundamentam a importância da Didática na formação de professores. Dentre eles tem-se Bastos (2017); Freire (1996); Libâneo (1990-2002); Perrenoud (2002) dentre outros que compactuam dessas mesmas ideias. Numa abordagem qualitativa, fazemos uso do relato e experiência reflexiva como aporte técnico. Nosso objetivo foi proporcionar a professores e acadêmicos uma reflexão sobre as possibilidades didáticas em sala de aula a partir da atividade de gincana escolar. Tal vivência nos levou a concluir ser possível ao professor desenvolver uma prática que se utilizando de estratégias simples como a gincana, tornam o caminho em busca de conhecimentos mais dinâmico e suave. Além disso, que há necessidade de atividades contextualizadas que suscitem o pensar, a imaginação, a criatividade e a curiosidade das educandos.