Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de uso da resolução de problemas como ponto de partida, para o ensino de multiplicação nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, foi necessário embasamento teórico sobre metodologias e tendências para o ensino de matemática, com foco na resolução de problemas, bem como a análise de documentos para o conhecimento prévio do campo que iríamos adentrar. Dessa forma, utilizou-se como metodologia de pesquisa, alguns elementos da engenharia didática. Inicialmente, foram feitas as análises prévias, onde fez-se a revisão de literatura de dois estudos com temática similar. Seguidas da concepção e análises a priori, que juntamente com o aporte teórico, fundamentaram a construção da proposta didática apresentada neste estudo, a saber, as recomendações dos autores Lorenzato (2008), Polya (1995) e Sá (2009), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Assim, foi elaborada uma proposta com vinte questões que se aproximam do cotidiano das crianças, levando em consideração os conhecimentos prévios de adição, além do mais, todos os problemas podem ser solucionados utilizando representações e visam uma aprendizagem por etapas, que aumentam gradualmente o nível de dificuldade, na perspectiva de uma aprendizagem com significado para os alunos.