INTRODUÇÃO A TEORIA DA PROBABILIDADE ATRAVÉS DOS JOGOS: CORRIDA DE CAVALOS E JOGO DAS PORTINHAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47682 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2278 "inscrito_id" => 4817 "titulo" => "INTRODUÇÃO A TEORIA DA PROBABILIDADE ATRAVÉS DOS JOGOS: CORRIDA DE CAVALOS E JOGO DAS PORTINHAS" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência obtida em uma oficina pedagógica na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Umbelina Garcez no município de Mamanguape - PB, a qual ocorreu no âmbito de um Projeto do Programa de Licenciatura - PROLICEN, da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV – Rio Tinto. Nesta oficina foi trabalhado o conteúdo matemático de probabilidade o qual é de suma importância. Foram utilizados como recursos didáticos os jogos: corrida de cavalos e o jogo das portinhas com o intuito de facilitar o ensino-aprendizagem do conteúdo de probabilidade além de tornar a aula dinâmica e participativa. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa exploratória. Durante o decorrer da oficina foi notório o interesse dos alunos em participarem de todas as atividades propostas, onde foram explanadas suas opiniões e experiências sobre o assunto tratado. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, ao final da oficina foi possível observar, através dos relatos escritos dos alunos que o jogo foi um instrumento facilitador do conhecimento, que contribuiu para a aprendizagem dos alunos, despertando o interesse dos alunos em aprender de maneira ilustrativa e concreta os conhecimentos que tanto eram vistas em sala de aula. E para nós futuros professores, a experiência nos proporcionou conhecimentos e habilidades para a vida acadêmica, adquirindo prática em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "PROBABILIDADE, JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA, ENSINO DA MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID4817_10092018003813.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA DE LIMA SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDUARDA SOUZA" "autor_email" => "eduardasouza.mat@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47682 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2278 "inscrito_id" => 4817 "titulo" => "INTRODUÇÃO A TEORIA DA PROBABILIDADE ATRAVÉS DOS JOGOS: CORRIDA DE CAVALOS E JOGO DAS PORTINHAS" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência obtida em uma oficina pedagógica na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Umbelina Garcez no município de Mamanguape - PB, a qual ocorreu no âmbito de um Projeto do Programa de Licenciatura - PROLICEN, da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV – Rio Tinto. Nesta oficina foi trabalhado o conteúdo matemático de probabilidade o qual é de suma importância. Foram utilizados como recursos didáticos os jogos: corrida de cavalos e o jogo das portinhas com o intuito de facilitar o ensino-aprendizagem do conteúdo de probabilidade além de tornar a aula dinâmica e participativa. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa exploratória. Durante o decorrer da oficina foi notório o interesse dos alunos em participarem de todas as atividades propostas, onde foram explanadas suas opiniões e experiências sobre o assunto tratado. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, ao final da oficina foi possível observar, através dos relatos escritos dos alunos que o jogo foi um instrumento facilitador do conhecimento, que contribuiu para a aprendizagem dos alunos, despertando o interesse dos alunos em aprender de maneira ilustrativa e concreta os conhecimentos que tanto eram vistas em sala de aula. E para nós futuros professores, a experiência nos proporcionou conhecimentos e habilidades para a vida acadêmica, adquirindo prática em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "PROBABILIDADE, JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA, ENSINO DA MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID4817_10092018003813.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA DE LIMA SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDUARDA SOUZA" "autor_email" => "eduardasouza.mat@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }