Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIMPEZA DE OUVIDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - O SILÊNCIO DE QUEM OUVE

Palavra-chaves: LIMPEZA DE OUVIDOS, SCHAFER, EDUCAÇÃO BÁSICA, MÚSICA Comunicação Oral (CO) GT 17. Ensino e suas interseções
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47768
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1347
    "inscrito_id" => 9692
    "titulo" => "LIMPEZA DE OUVIDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - O SILÊNCIO DE QUEM OUVE"
    "resumo" => """
      Este artigo deriva de um trabalho de pesquisa de conclusão de curso cujo objetivo foi\r\n
      compreender as possibilidades reais de desdobramento de um curso de limpeza de ouvidos, baseado\r\n
      em Schafer, em uma sala de aula do ensino básico em uma escola pública. Para isso realizou-se uma\r\n
      pesquisa em uma turma de primeiro ano do ensino médio numa escola pública recifense que possui\r\n
      média 3,3 no IDEB e inclui música como conteúdo da matéria de Artes em seu currículo. Sendo assim,\r\n
      os objetivos específicos foram: conduzir o processo de limpeza de ouvidos na turma escolhida com\r\n
      base nos exercícios indicados por Schafer, conscientizar os estudantes sobre os sons que os cercam e\r\n
      sobre as possibilidades sonoras do ambiente para se fazer música; e observar como se desenvolveria\r\n
      nos estudantes a percepção auditiva, durante o período das aulas. Analisamos o material colhido junto\r\n
      aos estudantes apontando possíveis respostas para a hipótese de que a proposta pedagógica de Schafer\r\n
      é adequada à realidade da escola pública pernambucana.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "LIMPEZA DE OUVIDOS, SCHAFER, EDUCAÇÃO BÁSICA, MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID9692_04092018213811.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA SANTANA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA SANTANA"
    "autor_email" => "ssantosnatalia@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47768
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1347
    "inscrito_id" => 9692
    "titulo" => "LIMPEZA DE OUVIDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - O SILÊNCIO DE QUEM OUVE"
    "resumo" => """
      Este artigo deriva de um trabalho de pesquisa de conclusão de curso cujo objetivo foi\r\n
      compreender as possibilidades reais de desdobramento de um curso de limpeza de ouvidos, baseado\r\n
      em Schafer, em uma sala de aula do ensino básico em uma escola pública. Para isso realizou-se uma\r\n
      pesquisa em uma turma de primeiro ano do ensino médio numa escola pública recifense que possui\r\n
      média 3,3 no IDEB e inclui música como conteúdo da matéria de Artes em seu currículo. Sendo assim,\r\n
      os objetivos específicos foram: conduzir o processo de limpeza de ouvidos na turma escolhida com\r\n
      base nos exercícios indicados por Schafer, conscientizar os estudantes sobre os sons que os cercam e\r\n
      sobre as possibilidades sonoras do ambiente para se fazer música; e observar como se desenvolveria\r\n
      nos estudantes a percepção auditiva, durante o período das aulas. Analisamos o material colhido junto\r\n
      aos estudantes apontando possíveis respostas para a hipótese de que a proposta pedagógica de Schafer\r\n
      é adequada à realidade da escola pública pernambucana.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "LIMPEZA DE OUVIDOS, SCHAFER, EDUCAÇÃO BÁSICA, MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID9692_04092018213811.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA SANTANA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA SANTANA"
    "autor_email" => "ssantosnatalia@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo deriva de um trabalho de pesquisa de conclusão de curso cujo objetivo foi compreender as possibilidades reais de desdobramento de um curso de limpeza de ouvidos, baseado em Schafer, em uma sala de aula do ensino básico em uma escola pública. Para isso realizou-se uma pesquisa em uma turma de primeiro ano do ensino médio numa escola pública recifense que possui média 3,3 no IDEB e inclui música como conteúdo da matéria de Artes em seu currículo. Sendo assim, os objetivos específicos foram: conduzir o processo de limpeza de ouvidos na turma escolhida com base nos exercícios indicados por Schafer, conscientizar os estudantes sobre os sons que os cercam e sobre as possibilidades sonoras do ambiente para se fazer música; e observar como se desenvolveria nos estudantes a percepção auditiva, durante o período das aulas. Analisamos o material colhido junto aos estudantes apontando possíveis respostas para a hipótese de que a proposta pedagógica de Schafer é adequada à realidade da escola pública pernambucana.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.