ROXO, Rafaela Sales Pereira et al.. Lgbt em foco: lacunas e dificuldades. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47763>. Acesso em: 23/12/2024 06:41
Em um país culturalmente marcado por ideologias dominantes, patriarcalista e heteronormativas, a comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) é um alvo recorrente dos mais diversos tipos de violências todos os dias ferindo o direito de viver com liberdade, segurança social ou pessoal e sem submissão. Diante dessa realidade, a escola tem um papel fundamental na formação cidadã dos jovens. Este trabalho teve como objetivo averiguar a abordagem da temática LGBT dentro do conteúdo de Biologia de uma escola Estadual de Ensino Médio localizada no município de João Pessoa – PB. Além disso, almejou-se analisar e comparar o Plano Político Pedagógico com as atitudes adotadas pela instituição; Identificar as lacunas de conhecimento dos alunos e professores de Biologia sobre o tema; Identificar as principais dificuldades encontradas pelos sujeitos excluídos em questão. Conclui-se, portanto, que no grupo investigado nesta pesquisa, predomina entre os jovens, ações heterossexistas que se fazem acompanhar pela rejeição de todo comportamento que destoa das “normas de gênero” por meio de atitudes, discursos e comportamentos abertamente homofóbicos. Além disso, é observado que apenas três disciplinas (Biologia, Português e Sociologia) abordam o tema Orientação Sexual. Essa falta de diálogo em sala de aula acaba por estimular a perpetuação de discursos heteronormativos e de falta de respeito ao próximo.