SANTOS, Erika Moreira et al.. Ensino médio integrado na perspectiva da politecnia. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47265>. Acesso em: 23/12/2024 00:30
Nos últimos tempos, as discussões em torno da forma como está estruturado o ensino médio na educação brasileira tem sido ainda mais frequentes, em virtude da reforma promovida pelo Ministério da Educação nesta etapa final da educação básica. Nas pesquisas sobre políticas e práxis na educação profissional, tais discussões vem trazendo à tona a importância do ensino médio integrado, como o caminho mais viável para uma aproximação do ideal de um ensino médio dentro da concepção da educação politécnica, o que ainda não é possível concretizar devido às condições sociais, políticas e econômicas em que se encontra nossa sociedade. Este trabalho pretende apresentar o Ensino Médio Integrado e os pressupostos teóricos nos quais está fundamentado, bem como sua relação com o conceito de Currículo Integrado. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica destinado à apresentação e discussão das principais idéias já publicadas acerca do tema por estudiosos brasileiros. A pesquisa possibilitou a identificação de idéias-chave que devem substanciar qualquer discussão acerca do ensino médio como etapa final da educação básica, como a necessidade de concretizar o currículo integrado, a defesa de uma educação politécnica, da formação humana integral, omnilateral. Concluímos que o Ensino Médio Integrado representa a busca por uma educação politécnica, mais igualitária e que sua materialização passa pela construção de um currículo que integre diferentes saberes, de diferentes áreas do conhecimento, a fim de superar a fragmentação de conteúdos tão característica das escolas brasileiras.