A leitura é uma atividade que depende de vários fatores para consolidar o conhecimento ensino aprendizagem sabe-se que o aprendiz é o elemento imprescindível nesse cenário educacional, mas o individuo se insere num contexto social que envolve disposições atitudinais, capacidades relativas à compreensão, à produção de sentidos. Diante do exposto é importante frisar que a criança participa de processo ativo de formação continuada da escrita e leitura, os textos que leu vão determinar suas futuras escolhas de leitura, servirão de contraponto para outras leituras etc. Atitudes como gostar de lê e interessar-se pela leitura e pelos livros muitas vezes são iniciativas fantásticas proposta por familiares que prioriza uma educação de qualidade. A escola deve dá assistência essas crianças incentivando mais e mais a leitura de deve promover rodas de leituras para despertar ainda mais o gosto pela leitura. Nessa perspectiva, não é necessário que o aluno espere aprender a ler para ter acesso ao prazer da leitura: pode acompanhar as leituras feitas pela professora, pode manusear livros e outros impressos, tentando "ler" ou adivinhar o que está escrito. Para a realização deste trabalho, partiu-se do seguinte problema: como se dá o processo de aprendizagem da leitura e da escrita na criança. Este trabalho tem como objetivo geral, compreender como ocorre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, bem como as hipóteses destas habilidades no processo de aquisição do sistema alfabético, fazendo uma análise também de como alfabetizar letrando.