Atualmente há uma significativa cobrança pela melhoria do ensino de Matemática, sobretudo quando se trata de dar sentido aos conteúdos estudados; uma das alternativas apontadas para esse problema é a utilização de jogos. Inserido no campo de investigação Ensino de Matemática, o presente artigo traz uma reflexão sobre as potencialidades e desafios do uso de jogos no ensino de Matemática. Tendo como objetivo investigar a partir da experiência de sala de aula como os jogos podem contribuir no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes matemáticas. A pesquisa de caráter qualitativa e descritiva foi realizada em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II na E.E.E.F.M. Adalberto de Sousa Oliveira, Cachoeira dos Índios- Paraíba. Dispomos o presente artigo de modo a corroborar com os pontos essenciais da questão abordada, onde apresentamos as possibilidades de trabalhar o lúdico em sala de aula tomando como base o referencial curricular brasileiro e alguns autores que tratam da temática aqui estudada, ressaltamos as condições metodológicas de nossa pesquisa, a análise e descrição dos jogos aplicados e nossas considerações. Os resultados da pesquisa indicaram que o uso de jogos auxiliam os alunos no desenvolvimento cognitivo, motivação, autonomia e no respeito as relações interpessoais; além disso, apontaram como desafios a necessidade de uma organização metodológica adequada, a falta de disciplina e a dificuldade de compreensão de conhecimentos anteriormente estudadas.