A Educação Financeira (EF) é uma temática recente se considerarmos sua abordagem no
campo educacional. Sendo assim, é necessário discutir e investigar como a temática vem sendo tratada
em sala de aula. No presente estudo, buscamos observar a EF durante as aulas de Matemática com
foco na prática docente. Nosso objetivo foi verificar como acontece a abordagem de uma atividade de
Matemática Financeira (MF) com elementos de EF por uma professora de Matemática no Ensino
Médio a partir dos ambientes de aprendizagem da Educação Matemática Crítica e destacar quais as
relações estabelecidas durante a prática. Percebemos que não é suficiente que as atividades de MF
apresentem potenciais para uma discussão de elementos da EF, é preciso que a prática em sala de aula
também aconteça nesta direção. Defendemos a importância de um processo de formação de
professores sobre EF e as possibilidade de relação e aproximação com os conteúdos da MF para que as
situações financeiras não sejam abordadas apenas na perspectiva de identificar a melhor forma de
pagamento ou em qual situação hipotética de empréstimo vamos pagar menos juros, deixando de
discutir as questões sociais, políticas, culturais, éticas e ambientais que a temática possibilita.