MACÊDO, Janete Paes De. Gestão escolar e a participação da família na escola. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47547>. Acesso em: 22/11/2024 23:06
A direção da escola, toda equipe pedagógica e professores juntos devem buscar estratégias que promovam a inserção da família dentro da escola, com o objetivo de estreitar a relação escola e família e formar uma parceria com a intenção de preparar e formar o sujeito para viver em sociedade. Desse modo quanto mais pessoas envolvidas e comprometidas com a qualidade da educação melhores serão os resultados e, todos os esforços direcionados para a melhoria do ensino serão recompensados pela satisfação de ver o educando progredindo nos estudos e na compreensão do mundo. Nessa perspectiva o professor (a) tem um papel fundamental de preparar os indivíduos para a vida. Assim para a realização deste trabalho, foram traçados alguns objetivos, sendo o objetivo geral compreender a função de cada um dos agentes sociais que compõem a escola como: diretor, professor e família. E como objetivos específicos refletir sobre a função pedagógica inerente ao professor e diretor no processo ensino aprendizagem, e reconhecer a importância da família no desenvolvimento do educando enquanto sujeito em formação. As metodologias utilizadas para a realização da presente pesquisa foram pesquisas bibliográficas em livros, artigos e dissertações da internet.