Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RESÍDUOS SÓLIDOS, SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL Comunicação Oral (CO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
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      40, enfatizado principalmente pelo lançamento das bombas de Hiroshima e Nagasaki em 1945.\r\n
      Atualmente a temática ambiental desperta o interesse universal, no Brasil nossa constituição determina\r\n
      que, todos temos direito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado. Este trabalho apresenta os\r\n
      resultados da realização de diversas ações educativas desenvolvidas com uma turma da EJA, visando\r\n
      desenvolver a percepção ambiental nos alunos de uma escola pública no município de Boa Vista-PB. A\r\n
      fundamentação teórica desse trabalho teve como principais autores como Bidone (1999), Calderoni\r\n
      (1998), Florentino (2012), Gadotti (2005), Gil (1999), Jacobi (2003), Passos (2005), entre outros. Para\r\n
      tanto se utilizou como pressupostos teórico-metodológicos elementos da Pesquisa Participante e da\r\n
      Fenomenologia, aplicando-se questionários mistos para investigação das concepções dos educandos\r\n
      sobre meio ambiente e o desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas. Sobre os principais\r\n
      problemas ambientais, os alunos citaram o desmatamento, a poluição atmosférica causada por\r\n
      queimada e o lixo que correspondeu a 50% das respostas. Como resultado imediato percebeu-se uma\r\n
      sensível mudança no que se refere à concepção de Meio Ambiente dos alunos, no entendimento sobre\r\n
      os problemas ambientais do município as possíveis soluções para a minimização dos mesmos. Sobre o\r\n
      conceito de EA, os sujeitos da pesquisa acreditam na EA como mecanismo de mudança, assim como\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

RESUMO: A história mostra que a crise ambiental que vivenciamos hoje, teve seu início na década de 40, enfatizado principalmente pelo lançamento das bombas de Hiroshima e Nagasaki em 1945. Atualmente a temática ambiental desperta o interesse universal, no Brasil nossa constituição determina que, todos temos direito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado. Este trabalho apresenta os resultados da realização de diversas ações educativas desenvolvidas com uma turma da EJA, visando desenvolver a percepção ambiental nos alunos de uma escola pública no município de Boa Vista-PB. A fundamentação teórica desse trabalho teve como principais autores como Bidone (1999), Calderoni (1998), Florentino (2012), Gadotti (2005), Gil (1999), Jacobi (2003), Passos (2005), entre outros. Para tanto se utilizou como pressupostos teórico-metodológicos elementos da Pesquisa Participante e da Fenomenologia, aplicando-se questionários mistos para investigação das concepções dos educandos sobre meio ambiente e o desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas. Sobre os principais problemas ambientais, os alunos citaram o desmatamento, a poluição atmosférica causada por queimada e o lixo que correspondeu a 50% das respostas. Como resultado imediato percebeu-se uma sensível mudança no que se refere à concepção de Meio Ambiente dos alunos, no entendimento sobre os problemas ambientais do município as possíveis soluções para a minimização dos mesmos. Sobre o conceito de EA, os sujeitos da pesquisa acreditam na EA como mecanismo de mudança, assim como passaram a compreender a real importância desta no processo de sensibilização e mudança de atitude de cada indivíduo.

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