RESUMO: A história mostra que a crise ambiental que vivenciamos hoje, teve seu início na década de
40, enfatizado principalmente pelo lançamento das bombas de Hiroshima e Nagasaki em 1945.
Atualmente a temática ambiental desperta o interesse universal, no Brasil nossa constituição determina
que, todos temos direito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado. Este trabalho apresenta os
resultados da realização de diversas ações educativas desenvolvidas com uma turma da EJA, visando
desenvolver a percepção ambiental nos alunos de uma escola pública no município de Boa Vista-PB. A
fundamentação teórica desse trabalho teve como principais autores como Bidone (1999), Calderoni
(1998), Florentino (2012), Gadotti (2005), Gil (1999), Jacobi (2003), Passos (2005), entre outros. Para
tanto se utilizou como pressupostos teórico-metodológicos elementos da Pesquisa Participante e da
Fenomenologia, aplicando-se questionários mistos para investigação das concepções dos educandos
sobre meio ambiente e o desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas. Sobre os principais
problemas ambientais, os alunos citaram o desmatamento, a poluição atmosférica causada por
queimada e o lixo que correspondeu a 50% das respostas. Como resultado imediato percebeu-se uma
sensível mudança no que se refere à concepção de Meio Ambiente dos alunos, no entendimento sobre
os problemas ambientais do município as possíveis soluções para a minimização dos mesmos. Sobre o
conceito de EA, os sujeitos da pesquisa acreditam na EA como mecanismo de mudança, assim como
passaram a compreender a real importância desta no processo de sensibilização e mudança de atitude
de cada indivíduo.