As pesquisas sobre formação e profissão docente apontam para uma revisão da compreensão da prática pedagógica do professor, que é tomado como mobilizador de saberes profissionais. Considera-se, assim, que este, em sua trajetória, constrói e reconstrói seus conhecimentos conforme a necessidade de utilização dos mesmos, suas experiências, seus percursos formativos e profissionais. No contexto das pesquisas educacionais brasileiras, a temática dos saberes docentes tem se mostrado uma área um tanto recente, o que vem demandando estudos sob diferentes enfoques. Embora ainda de uma forma um tanto “tímida”, é a partir da década de 1990 que se buscam novos enfoques e paradigmas para compreender a prática pedagógica e os saberes pedagógicos e epistemológicos relativos ao conteúdo escolar a ser ensinado/aprendido. Para esta investigação desse trabalho, utiliza-se a abordagem qualitativa de pesquisa, fazendo uso da metodologia do tipo estudo de caso. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo debater sobre a importância da formação inicial e continuada, entendendo a história os marcos legais. Dessa forma, o estudo visa também contribuir os estudos de caso e, futuras pesquisas. Diante do exposto, foi possível concluir que as pesquisas voltadas para a formação continuada, têm em vista como principal o aperfeiçoamento do processo dos saberes.