COELHO, Mônica Silva et al.. Concepções de currículo e a relação teoria e prática. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/476>. Acesso em: 14/11/2024 06:25
O artigo em questão versa sobre a relação teoria e prática, pontuando a relevância do currículo nessa relação e sua influência na legitimação da configuração neoliberal da sociedade, perpassando pela importância da didática, bem como do compromisso ético, político e social na formação dos profissionais da educação. Para tanto, baseamo-nos em autores que discutem esta temática e em entrevista semi-estruturada e observação da aula de duas docentes de uma escola pública estadual do município de Vitória da Conquista. Considerando os dados obtidos, percebemos diferenças entre as concepções das professoras. Contudo, notamos que o discurso e a prática pedagógica das docentes eram incoerentes e que elas não tinham consciência disso.. Assim, algumas fragilidades relativas aos cursos de formação de professor foram reveladas e que é preciso dar voz aos sujeitos envolvidos diretamente nesta problemática. Nesta perspectiva, discutimos alguns aspectos no tocante às dimensões técnica e político-social da prática pedagógica e suas possibilidades.