Este artigo é o resultado de pesquisas sobre políticas públicas direcionadas a educação infantil, no Município de Vitória da Conquista/BA. O estudo teve objeto de investigação à identificação, análise e reflexão a respeito de políticas públicas em Creches, bem como os limites e possibilidades da proposta de gestão desenvolvida no campo educacional. Buscou-se analisar se as políticas direcionadas a crianças na faixa etária de zero a seis anos estão compatíveis com as perspectivas de qualidade do ensino e a dignidade humana. O pressuposto inicial foi de que tais políticas não podem estar vinculadas apenas a determinações legais. Tomou-se como referência o pensamento crítico de Bourdieu & Passeron (1982), Berger & Luckmann (2005), Paulo Freire (2000) e o Ordenamento Jurídico, de maneira a subsidiar um olhar sobre desenvolvimento e gestão capaz de ultrapassar o pensamento pedagógico atual. Metodologicamente a pesquisa se caracterizou como Estudo de Caso. Constatou-se que as políticas públicas direcionadas a infância, não se efetivam na prática. Finalizamos sugerindo um repensar sobre a real efetivação de tais políticas. Cabe a pedagogia estabelecer debates e reflexões a respeito do tema..